TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA
Estudamos que para a sobrevivência e crescimento das empresas, a definição de uma estratégia é fundamental para que seja possível atingir objetivos comuns. Para Lucena (1995), o campo político é um dos fatores que mais provoca instabilidades nas organizações. No texto, o autor dá continuidade a essa afirmação direcionando o caminho para que a organização chegue aos seus objetivos. Dessa forma, podemos afirmar que:
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso nas afirmativas a seguir. Marque a alternativa que melhor representa a sequência CORRETA.
( ) Conquistar os objetivos da organização não é tão fácil quanto parece.
( ) É preciso que tenha bem definido a que futuro ela deseja pertencer.
( ) As organizações precisam definir e partilhar com seus colaboradores os rumos a serem seguidos.
( ) A organização deve ditar as regras e rumos evitando ao máximo a interferência dos colaboradores, correndo o risco de atraso no cronograma quando aberto as intervenções constantes.
( ) A organização deve sim manter segredo sobre seus objetivos, pois o colaborador de hoje pode ser o concorrente de amanhã.
( ) Somente com uma clara comunicação e a transparência dos objetivos a serem conquistados, a ação poderá reunir esforços com os colaboradores para chegarem juntos ao mesmo objetivo futuro.
( ) O segredo do negócio é ter sempre à frente pessoas competentes e com autonomia e sabedoria para resolver as dificuldades e desafios sem que precisem das intervenções dos demais membros das equipes.
F, V, F, V, F, F, V.
V, V, V, F, F, V, V
F, F, V, V, V, V, V.
F, V, V, V, V, V, F.
V, V, V, V, V, F, V.
Para que seja possível traçar um plano de trabalho focando a construção de um cenário possível para a organização, sugere-se o conhecimento para as seguintes perguntas: Para onde eu quero ir? Como eu posso chegar lá? Quando eu quero chegar lá? O que eu preciso ter (ferramentas, estratégias) para chegar lá? O que eu preciso fazer para chegar lá? Quem eu preciso para me ajudar a chegar lá? Com essas diretrizes, o próximo passo é traçar um bom planejamento de gestão, mas um plano de ação por mais completo que se apresente, não supre anos de decadência e estagnação, muito menos, atende a complexa estrutura que envolve o quadro de pessoal e as expectativas das organizações, seja a curto, médio ou longo prazo. Schwartz (2000, pp.98-99) nos traz alguns passos essenciais a serem seguidos quando o assunto é elaboração de cenário. Quais são eles?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Identifique a questão ou decisão central.
( ) Determine as forças críticas no ambiente local.
( ) Faça uma lista das forças principais que exercem alguma influência sobre os fatores-chave identificados.
( ) Classifique-as quanto à ordem de importância e grau de certeza.
( ) Defina a lógica do cenário: os vetores em torno dos quais haverá mudança.
( ) Discorra sobre qualquer ou nenhum dos elementos em jogo e indique as consequências dessa análise para a questão ou decisão central.
( ) Não estabeleça os indicadores que marcarão a evolução em direção a um ou outro cenário.
A alternativa que melhor representa a sequência CORRETA é:
V, V, V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V, V, F.
V, V, V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V, V, V.
V, V, F, F, F, F, V.
Ciente de que as decisões tomadas na empresa continham certos vícios e de que seria necessária uma visão externa da realidade da empresa, a direção contratou uma consultoria externa para auxiliar o processo de tomada de decisão em um projeto muito importante para a organização. A direção espera que, com o apoio dos consultores, as decisões tomadas sejam menos afetadas pela má gestão. Qual é a forma de trabalhar do Consultor Externo.
Privilegiar caminhos em torno de diagnósticos completos, foco em fatores críticos, desafios, tendências, melhorias, eleição de melhores processos.
Quando este atende a várias empresas sem ter qualquer objetivo com nenhuma delas.
Supre uma necessidade específica do gestor ou da organização.
Assume a função de buscar e supervisionar dados específicos de um determinado setor sempre levando ao gestor os dados estruturados.
Realizado para clientes da própria empresa e onde trabalha o consultor
“Mesmo sendo necessário um instrumento como o contrato formal de prestação de serviço é sempre bom lembrar que, a escolha de um profissional de consultoria está além dos vínculos jurídicos. Ela acontece principalmente pela _____________ e pelo ______________ do profissional. Cada bom trabalho prestado é mais uma cláusula de garantia de eficiência ao serviço prestado para a organização que foca interesse neste profissional”. A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
Perfil, histórico pregresso.
Acessibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, vínculo.
Credibilidade, perfil.
A essência da expressão consultoria está presente no cenário das relações humanas desde a constituição das primeiras sociedades. Os denominados “anciões” aconselhavam os mais jovens líderes de um determinado grupo sobre o andamento e encaminhamento de todas as decisões voltadas para a convivência e sobrevivência deles. Podemos afirmar que as influências da consultoria são essenciais para um gestor? Por quê?
Principal balizador das decisões. São ganhos gerados por um ativo em certo tempo.
Decorrem de fatores não controláveis como clima, guerra, inflação, atentados e outros de natureza semelhante.
Para que seja possível administrar com competência a complexidade de uma organização existe a delegação de funções, o sistema hierárquico, as divisões de cargos e funções e a consultoria e assessoramento.
Usualmente os gestores projetam cenários de eventos prováveis que podem interferir em suas decisões e lhes atribuem probabilidades de ocorrência.
Compreende as entradas de caixa e valorização do ativo.
Quando falamos especificamente das estratégias de gestão, consultoria e assessoria, verifica-se que, em um contexto cada vez mais competitivo, as pessoas são literalmente bombardeadas por uma gama crescente de informações, muitas das quais são incapazes de surtir algum tipo de impacto mais genuíno, porquanto se mostram, aos olhos do seu público-alvo, desprovidas de algo realmente novo e marcante. Frente a este crescente desafio, como devem se comportar os gestores (sejam de organizações públicas ou privadas)?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Direcionar de forma cuidadosa e meticulosa a comunicação promovida por suas organizações.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
( ) É preciso que tenha bem definido a que futuro ela deseja pertencer.
( ) As organizações precisam definir e partilhar com seus colaboradores os rumos a serem seguidos.
( ) A organização deve ditar as regras e rumos evitando ao máximo a interferência dos colaboradores, correndo o risco de atraso no cronograma quando aberto as intervenções constantes.
( ) A organização deve sim manter segredo sobre seus objetivos, pois o colaborador de hoje pode ser o concorrente de amanhã.
( ) Somente com uma clara comunicação e a transparência dos objetivos a serem conquistados, a ação poderá reunir esforços com os colaboradores para chegarem juntos ao mesmo objetivo futuro.
( ) O segredo do negócio é ter sempre à frente pessoas competentes e com autonomia e sabedoria para resolver as dificuldades e desafios sem que precisem das intervenções dos demais membros das equipes.
F, V, F, V, F, F, V.
V, V, V, F, F, V, V
F, F, V, V, V, V, V.
F, V, V, V, V, V, F.
V, V, V, V, V, F, V.
Para que seja possível traçar um plano de trabalho focando a construção de um cenário possível para a organização, sugere-se o conhecimento para as seguintes perguntas: Para onde eu quero ir? Como eu posso chegar lá? Quando eu quero chegar lá? O que eu preciso ter (ferramentas, estratégias) para chegar lá? O que eu preciso fazer para chegar lá? Quem eu preciso para me ajudar a chegar lá? Com essas diretrizes, o próximo passo é traçar um bom planejamento de gestão, mas um plano de ação por mais completo que se apresente, não supre anos de decadência e estagnação, muito menos, atende a complexa estrutura que envolve o quadro de pessoal e as expectativas das organizações, seja a curto, médio ou longo prazo. Schwartz (2000, pp.98-99) nos traz alguns passos essenciais a serem seguidos quando o assunto é elaboração de cenário. Quais são eles?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Identifique a questão ou decisão central.
( ) Determine as forças críticas no ambiente local.
( ) Faça uma lista das forças principais que exercem alguma influência sobre os fatores-chave identificados.
( ) Classifique-as quanto à ordem de importância e grau de certeza.
( ) Defina a lógica do cenário: os vetores em torno dos quais haverá mudança.
( ) Discorra sobre qualquer ou nenhum dos elementos em jogo e indique as consequências dessa análise para a questão ou decisão central.
( ) Não estabeleça os indicadores que marcarão a evolução em direção a um ou outro cenário.
A alternativa que melhor representa a sequência CORRETA é:
V, V, V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V, V, F.
V, V, V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V, V, V.
V, V, F, F, F, F, V.
Ciente de que as decisões tomadas na empresa continham certos vícios e de que seria necessária uma visão externa da realidade da empresa, a direção contratou uma consultoria externa para auxiliar o processo de tomada de decisão em um projeto muito importante para a organização. A direção espera que, com o apoio dos consultores, as decisões tomadas sejam menos afetadas pela má gestão. Qual é a forma de trabalhar do Consultor Externo.
Privilegiar caminhos em torno de diagnósticos completos, foco em fatores críticos, desafios, tendências, melhorias, eleição de melhores processos.
Quando este atende a várias empresas sem ter qualquer objetivo com nenhuma delas.
Supre uma necessidade específica do gestor ou da organização.
Assume a função de buscar e supervisionar dados específicos de um determinado setor sempre levando ao gestor os dados estruturados.
Realizado para clientes da própria empresa e onde trabalha o consultor
“Mesmo sendo necessário um instrumento como o contrato formal de prestação de serviço é sempre bom lembrar que, a escolha de um profissional de consultoria está além dos vínculos jurídicos. Ela acontece principalmente pela _____________ e pelo ______________ do profissional. Cada bom trabalho prestado é mais uma cláusula de garantia de eficiência ao serviço prestado para a organização que foca interesse neste profissional”. A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
Perfil, histórico pregresso.
Acessibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, vínculo.
Credibilidade, perfil.
A essência da expressão consultoria está presente no cenário das relações humanas desde a constituição das primeiras sociedades. Os denominados “anciões” aconselhavam os mais jovens líderes de um determinado grupo sobre o andamento e encaminhamento de todas as decisões voltadas para a convivência e sobrevivência deles. Podemos afirmar que as influências da consultoria são essenciais para um gestor? Por quê?
Principal balizador das decisões. São ganhos gerados por um ativo em certo tempo.
Decorrem de fatores não controláveis como clima, guerra, inflação, atentados e outros de natureza semelhante.
Para que seja possível administrar com competência a complexidade de uma organização existe a delegação de funções, o sistema hierárquico, as divisões de cargos e funções e a consultoria e assessoramento.
Usualmente os gestores projetam cenários de eventos prováveis que podem interferir em suas decisões e lhes atribuem probabilidades de ocorrência.
Compreende as entradas de caixa e valorização do ativo.
Quando falamos especificamente das estratégias de gestão, consultoria e assessoria, verifica-se que, em um contexto cada vez mais competitivo, as pessoas são literalmente bombardeadas por uma gama crescente de informações, muitas das quais são incapazes de surtir algum tipo de impacto mais genuíno, porquanto se mostram, aos olhos do seu público-alvo, desprovidas de algo realmente novo e marcante. Frente a este crescente desafio, como devem se comportar os gestores (sejam de organizações públicas ou privadas)?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Direcionar de forma cuidadosa e meticulosa a comunicação promovida por suas organizações.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
( ) Determine as forças críticas no ambiente local.
( ) Faça uma lista das forças principais que exercem alguma influência sobre os fatores-chave identificados.
( ) Classifique-as quanto à ordem de importância e grau de certeza.
( ) Defina a lógica do cenário: os vetores em torno dos quais haverá mudança.
( ) Discorra sobre qualquer ou nenhum dos elementos em jogo e indique as consequências dessa análise para a questão ou decisão central.
( ) Não estabeleça os indicadores que marcarão a evolução em direção a um ou outro cenário.
V, V, V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V, V, F.
V, V, V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V, V, V.
V, V, F, F, F, F, V.
Ciente de que as decisões tomadas na empresa continham certos vícios e de que seria necessária uma visão externa da realidade da empresa, a direção contratou uma consultoria externa para auxiliar o processo de tomada de decisão em um projeto muito importante para a organização. A direção espera que, com o apoio dos consultores, as decisões tomadas sejam menos afetadas pela má gestão. Qual é a forma de trabalhar do Consultor Externo.
Privilegiar caminhos em torno de diagnósticos completos, foco em fatores críticos, desafios, tendências, melhorias, eleição de melhores processos.
Quando este atende a várias empresas sem ter qualquer objetivo com nenhuma delas.
Supre uma necessidade específica do gestor ou da organização.
Assume a função de buscar e supervisionar dados específicos de um determinado setor sempre levando ao gestor os dados estruturados.
Realizado para clientes da própria empresa e onde trabalha o consultor
“Mesmo sendo necessário um instrumento como o contrato formal de prestação de serviço é sempre bom lembrar que, a escolha de um profissional de consultoria está além dos vínculos jurídicos. Ela acontece principalmente pela _____________ e pelo ______________ do profissional. Cada bom trabalho prestado é mais uma cláusula de garantia de eficiência ao serviço prestado para a organização que foca interesse neste profissional”. A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
Perfil, histórico pregresso.
Acessibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, vínculo.
Credibilidade, perfil.
A essência da expressão consultoria está presente no cenário das relações humanas desde a constituição das primeiras sociedades. Os denominados “anciões” aconselhavam os mais jovens líderes de um determinado grupo sobre o andamento e encaminhamento de todas as decisões voltadas para a convivência e sobrevivência deles. Podemos afirmar que as influências da consultoria são essenciais para um gestor? Por quê?
Principal balizador das decisões. São ganhos gerados por um ativo em certo tempo.
Decorrem de fatores não controláveis como clima, guerra, inflação, atentados e outros de natureza semelhante.
Para que seja possível administrar com competência a complexidade de uma organização existe a delegação de funções, o sistema hierárquico, as divisões de cargos e funções e a consultoria e assessoramento.
Usualmente os gestores projetam cenários de eventos prováveis que podem interferir em suas decisões e lhes atribuem probabilidades de ocorrência.
Compreende as entradas de caixa e valorização do ativo.
Quando falamos especificamente das estratégias de gestão, consultoria e assessoria, verifica-se que, em um contexto cada vez mais competitivo, as pessoas são literalmente bombardeadas por uma gama crescente de informações, muitas das quais são incapazes de surtir algum tipo de impacto mais genuíno, porquanto se mostram, aos olhos do seu público-alvo, desprovidas de algo realmente novo e marcante. Frente a este crescente desafio, como devem se comportar os gestores (sejam de organizações públicas ou privadas)?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Direcionar de forma cuidadosa e meticulosa a comunicação promovida por suas organizações.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Privilegiar caminhos em torno de diagnósticos completos, foco em fatores críticos, desafios, tendências, melhorias, eleição de melhores processos.
Quando este atende a várias empresas sem ter qualquer objetivo com nenhuma delas.
Supre uma necessidade específica do gestor ou da organização.
Assume a função de buscar e supervisionar dados específicos de um determinado setor sempre levando ao gestor os dados estruturados.
Realizado para clientes da própria empresa e onde trabalha o consultor
“Mesmo sendo necessário um instrumento como o contrato formal de prestação de serviço é sempre bom lembrar que, a escolha de um profissional de consultoria está além dos vínculos jurídicos. Ela acontece principalmente pela _____________ e pelo ______________ do profissional. Cada bom trabalho prestado é mais uma cláusula de garantia de eficiência ao serviço prestado para a organização que foca interesse neste profissional”. A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
Perfil, histórico pregresso.
Acessibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, vínculo.
Credibilidade, perfil.
A essência da expressão consultoria está presente no cenário das relações humanas desde a constituição das primeiras sociedades. Os denominados “anciões” aconselhavam os mais jovens líderes de um determinado grupo sobre o andamento e encaminhamento de todas as decisões voltadas para a convivência e sobrevivência deles. Podemos afirmar que as influências da consultoria são essenciais para um gestor? Por quê?
Principal balizador das decisões. São ganhos gerados por um ativo em certo tempo.
Decorrem de fatores não controláveis como clima, guerra, inflação, atentados e outros de natureza semelhante.
Para que seja possível administrar com competência a complexidade de uma organização existe a delegação de funções, o sistema hierárquico, as divisões de cargos e funções e a consultoria e assessoramento.
Usualmente os gestores projetam cenários de eventos prováveis que podem interferir em suas decisões e lhes atribuem probabilidades de ocorrência.
Compreende as entradas de caixa e valorização do ativo.
Quando falamos especificamente das estratégias de gestão, consultoria e assessoria, verifica-se que, em um contexto cada vez mais competitivo, as pessoas são literalmente bombardeadas por uma gama crescente de informações, muitas das quais são incapazes de surtir algum tipo de impacto mais genuíno, porquanto se mostram, aos olhos do seu público-alvo, desprovidas de algo realmente novo e marcante. Frente a este crescente desafio, como devem se comportar os gestores (sejam de organizações públicas ou privadas)?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Direcionar de forma cuidadosa e meticulosa a comunicação promovida por suas organizações.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Perfil, histórico pregresso.
Acessibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, histórico pregresso.
Credibilidade, vínculo.
Credibilidade, perfil.
A essência da expressão consultoria está presente no cenário das relações humanas desde a constituição das primeiras sociedades. Os denominados “anciões” aconselhavam os mais jovens líderes de um determinado grupo sobre o andamento e encaminhamento de todas as decisões voltadas para a convivência e sobrevivência deles. Podemos afirmar que as influências da consultoria são essenciais para um gestor? Por quê?
Principal balizador das decisões. São ganhos gerados por um ativo em certo tempo.
Decorrem de fatores não controláveis como clima, guerra, inflação, atentados e outros de natureza semelhante.
Para que seja possível administrar com competência a complexidade de uma organização existe a delegação de funções, o sistema hierárquico, as divisões de cargos e funções e a consultoria e assessoramento.
Usualmente os gestores projetam cenários de eventos prováveis que podem interferir em suas decisões e lhes atribuem probabilidades de ocorrência.
Compreende as entradas de caixa e valorização do ativo.
Quando falamos especificamente das estratégias de gestão, consultoria e assessoria, verifica-se que, em um contexto cada vez mais competitivo, as pessoas são literalmente bombardeadas por uma gama crescente de informações, muitas das quais são incapazes de surtir algum tipo de impacto mais genuíno, porquanto se mostram, aos olhos do seu público-alvo, desprovidas de algo realmente novo e marcante. Frente a este crescente desafio, como devem se comportar os gestores (sejam de organizações públicas ou privadas)?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Direcionar de forma cuidadosa e meticulosa a comunicação promovida por suas organizações.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Principal balizador das decisões. São ganhos gerados por um ativo em certo tempo.
Decorrem de fatores não controláveis como clima, guerra, inflação, atentados e outros de natureza semelhante.
Para que seja possível administrar com competência a complexidade de uma organização existe a delegação de funções, o sistema hierárquico, as divisões de cargos e funções e a consultoria e assessoramento.
Usualmente os gestores projetam cenários de eventos prováveis que podem interferir em suas decisões e lhes atribuem probabilidades de ocorrência.
Compreende as entradas de caixa e valorização do ativo.
Quando falamos especificamente das estratégias de gestão, consultoria e assessoria, verifica-se que, em um contexto cada vez mais competitivo, as pessoas são literalmente bombardeadas por uma gama crescente de informações, muitas das quais são incapazes de surtir algum tipo de impacto mais genuíno, porquanto se mostram, aos olhos do seu público-alvo, desprovidas de algo realmente novo e marcante. Frente a este crescente desafio, como devem se comportar os gestores (sejam de organizações públicas ou privadas)?
Assinale (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as alternativas a seguir e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
( ) Direcionar de forma cuidadosa e meticulosa a comunicação promovida por suas organizações.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
( ) Designar um setor responsável e confiar nele todos os processos de monitoramento de resultados.
( ) Direcionar a cada gerente de setor a responsabilidade de monitoramento dos resultados e repasse relatórios mensais para a alta gestão.
( ) Minimizar o investimento em campanhas de adesão e fidelização de clientes e fornecedores, uma vez que eles não são importantes para a organização.
( ) Promover pesquisa para acompanhar se a imagem da organização vem sendo corretamente assimilada/compreendida pelo público almejado.
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, V.
Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho, mas nem sempre a empresa contratante analisa a forma de pagamento por esse anglo. O autor Oliveira (2015, p. 125) apresenta algumas estratégias nas quais podemos basear o processo de remuneração e que nos direciona a soluções amenas. Qual é a estratégia/remuneração que é recorrente quando o consultor é convidado para proferir palestras em organizações ou instituições de ensino. São oportunidades vistas pelos consultores para divulgar a imagem e angariar clientes e não acarreta remuneração direta. Marque a alternativa CORRETA:
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Remuneração por resultados.
Remuneração por tarefa.
Valor variável.
Valor fixo.
Sem remuneração.
O processo de contratação da consultoria externa vai passar, necessariamente, pelo conhecimento que a organização-cliente tem do consultor, sua história, suas habilidades comprovadas, sua experiência e reconhecimento expresso pelo mercado de trabalho, a análise de seu portfólio para parâmetro. Qual a desvantagem de ser um consultor externo?
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Geralmente possui maior experiência prática que o consultor interno.
Tende a trabalhar com maior imparcialidade.
Tem relações de confiança com o alto escalão da organização.
Transita em universos diferentes dos que os colaboradores da organização assistida.
O acesso às pessoas e grupos de interesse é restrito e superficial.
O consultor não faz pelo gerente, e nem exerce provisoriamente o papel do gerente, mas fornece informações, subsídios e conhecimento, trabalha no desenvolvimento de expertise, na identificação e modificação, se necessário, de atitudes, crenças e valores. A consultoria é a atividade executada por um especialista em uma determinada área ou mercado. Para tanto, existe a especificação à qual o consultor se dedica. Quais são as mais usais?
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Consultoria Macroeconômica e Consultoria Microeconômica.
Consultoria Ampla e Consultoria Imediatista.
Consultoria interna e Consultoria Externa.
Consultoria Inovação e Tecnologia como diferencial no alcance dos objetivos
Consultoria Financeira; Consultoria de Recursos Humanos; Consultoria de Vendas; Consultoria de Marketing;
De acordo com a leitura complementar do item 2.2.2. Abordagem Humanística: no segundo capítulo da unidade poderá lhe auxiliar na construção desta resposta. Indicada no seu livro base: Técnicas de Consultoria e Assessoria. Warren Bennis (1925) defendia que cada modelo de administração foi importante ao seu tempo e que eles só foram criados porque a necessidade da sua forma era inevitável dentro do contexto em que ela se encontrava, assinalando que as mudanças foram se fazendo necessárias devido às condições emergentes no hemisfério organizacional. Quais eram elas?
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.
Não houve nenhuma mudança significativa nessa fase da história.
Significa flutuações dos eventos em comparação a uma situação comum. Em um enfoque estatístico, a média é a situação comum e o desvio-padrão é a medida da flutuação. Quanto mais os eventos se distanciam da média, maior o desvio-padrão e maior a volatilidade.
É uma situação de dúvida ou insegurança de resultados, sem forma de quantificar possibilidades de situações positivas ou negativas.
Mudanças rápidas e inesperadas das portas do mundo moderno; aumento das dimensões das organizações; crescente diversidade; mudança no comportamento gerencial devido às perspectivas humanistas.
Possibilidade de prejuízo financeiro. É uma medida de probabilidade de ocorrência de prejuízo. É a variabilidade de retornos de um ativo.